quinta-feira, 10 de setembro de 2009

REFERENCIAS - JORNAIS - TEXTOS

.../...Centrada no corpo feminino, no nu, a fotografia de Magalhães afasta-se de códigos de imediata legibilidade, favorecendo a deriva para o informal e para a dissolução das formas, em situações ambientes conotáveis com certa linguagem pictural.A própria execução pressupõe uma relação física com a feitura das fotografias, porquanto os negativos são revelados apenas parcialmente e a partir de um projecto prévio, com a utilização de esponjas que sublinham zonas de revelação deixando uma marca de ambiguidade na leitura que as afasta de todo o naturalismo na representação..../...Nesta fotografia convoca-se ainda um subtil registo erótico que se entenderá na valorização ou, melhor, na eleição de fragmentos dos corpos, como que numa aproximação ao corpo que, à imagem do que acontece no amor físico, se vê naturalmente constrangido à fruição parcelar, face à impossibilidade de uma totalização do encontro. Também um certo olhar voyeur se reencontra nestas imagens que se contêm na sua subjacente sensualidade, ao organizar-se por via de uma depuração extrema e de grande sobriedade plástica que as víncula a uma expressão próxima do desenho.Trabalho de grande elaboração formal portanto, este que se justifica plenamente na aparente simplicidade com que resulta como proposta de um olhar em que se conjugam uma ética e uma estética.

Bernardo Pinto de Almeida


in JORNAL DE LETRAS, 27 de Junho de 1987, Portugal

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